PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
Os estudantes inscritos no evento deverão submeter, os trabalhos desenvolvidos no formato de RESUMO, sejam eles decorrentes de relatos de experiência ou artigos originais. Não haverá limite de trabalhos por autor e nem limite de autores por trabalho, porém todos os autores deverão estar inscritos no evento. As inscrições e submissões serão realizadas, exclusivamente, pelo SISEVENTOS.
Normas para Submissão do Resumo
O resumo deverá ser escrito em língua portuguesa e apresentar formato de texto contínuo (sem parágrafos). A fonte utilizada deverá ser a Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, tendo o texto o máximo de 300 palavras. As palavras-chave devem constar na base de descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou no Medical Subjec tHeadings (MeSH) com um total de 3 a 5 palavras- chaves.
Para os resumos provenientes de relatos de estágio, ele deverá ter informações essenciais, como, o nome da concedente do estágio (Instituição Escolar), o período do estágio, as atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados, as contribuições para o aprendizado e a conclusão.Para resumos provenientes de pesquisas realizadas no âmbito da Educação Física deverá conter obrigatoriamente, introdução com objetivos, metodologia, resultados, discussão e considerações finais. O teor do resumo é de responsabilidade do estudante e de seu orientador(a).
Para resumos provenientes de pesquisas realizadas no âmbito da Educação Física deverá conter obrigatoriamente, introdução com objetivos, metodologia, resultados, discussão e considerações finais. O teor do resumo é de responsabilidade do estudante e de seu orientador(a).
Apresentações
As apresentações dos trabalhos ocorrerão em salas separadas por áreas temáticas. Dessa forma, no ato da submissão o aluno(a) escolherá o eixo que representa seu relato ou artigo. Ressaltamos que pode haver encaixes do trabalho em outra área temática não indicada pelo autor(a) no momento da submissão, a depender da avaliação da Comissão Organizadora. Se essas modificações acontecerem, os(as) participantes serão notificados previamente.
As áreas temáticas são compostas por cinco grandes grupos:
GD 01 – Movimento, cultura corporal e expressões na Educação Física
Este grupo de discussão propõe-se a explorar a Educação Física como uma manifestação cultural, artística, corporal e de linguagem. Serão debatidas práticas corporais como a dança e outras expressões que constroem identidades, produzem memórias e refletem contextos sociais. A perspectiva adotada compreende o corpo como território simbólico, que comunica, cria e resiste, fazendo da Educação Física um espaço de construção cultural e crítica.
GD 02 – Educação Física e Escola
Trabalhos científicos que mencionam a importância do componente curricular da Educação Física na escola, seus objetivos e conteúdos, abrangendo os elementos da cultura corporal, e no desenvolvimento na formação humana.
GD 03 - Inclusão, Diferenças e Marcadores Sociais
Acolhe trabalhos que entendem as diferenças em seus múltiplos sentidos identitários, sejam eles de classes sociais, econômicas, culturais, de raça/etnia, gênero, sexualidade, religiosidade, de pessoas com deficiência etc., os quais de alguma forma remetem a inclusão/exclusão no cenário da Educação Física, considerando os aspectos históricos, políticos e sociais das práticas corporais.
GD 04 – Formação profissional (Mundo do Trabalho), Lazer e Tecnologias
Estudos acerca dos distintos aspectos do processo profissional, concernente à área de conhecimento Educação Física e sobre a relação da formação e a inserção do profissional desta área de conhecimento no mundo do trabalho. Estudos sobre o lazer e possíveis articulações com temáticas afins, vinculados às práticas e problemas da Educação Física, como também uso de tecnologias no ambiente escolar.
GD 05 – Esporte, Jogos e Brincadeiras na Cultura Corporal
O eixo "Esporte, Jogos e Brincadeiras na Cultura Corporal" propõe um espaço de reflexão e debate sobre as múltiplas manifestações do esporte, dos jogos e das brincadeiras no contexto da Educação Física. Serão abordadas as dimensões pedagógicas, sociais e culturais dessas práticas, explorando como podem contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, a formação crítica e a promoção da saúde.